Domingo, 22 de Junho de 2008

Projectos nacionais de introdução das TIC

      Os miudos começam, cada vez mais cedo a lidar com os computadores, portanto é quase que uma necessidade das escolas acompanharem essa evolução. 

     Existem diversos projectos que visam a introdução das TIC no dia a dia, quer dos professores quer dos alunos, o que eu acho optimo.

    Eu sou uma daquelas pessoas que acredita que devemos evoluir e adaptar-nos ás novas "realidades", nomeadamente á realidade dos nativos digitais e que podemos tirar partido dessas tecnologias, quer em contexto sala de aula quer no nosso dia-a-dia.

    Dos diversos projectos que vão surgindo, parece importante destacar alguns, porque de certa forma permitem as escolas e alunos ficarem apetrechados de "ferramentas " para assim poderem melhorar a qualidade das TIC nas escolas:

 

Ligação das escolas à Internet em Banda Larga
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis
Programa e-escolas
Apetrechamento das escolas com o Kit tecnológico
CBTIC@EB1
 

   Já vai longe o Projecto MINERVA(1985), o primeiro, e que visava equipar as escolas de equipamento informatico e promover o uso da informatica, mas infelizmente ainda existem bastantes escolas em que continuam na "idade da pedra" da informatica, por diversos motivos, até pela existencia de alguns velhos do Restelo que têm medo e que acham os computadores e principalmente a internet algo perigoso e portanto há que manter longe.

Foram varios os projectos que foram lançados desde 1985, actualmente podemos encontar o CRIE e o Plano Tecnologico para Educação .

  Tenho esperanças que a curto prazo seja possivel estar numa sala de aulas e  recorrer directamente à internet para ilustar ou mostrar um filme, por exemplo, de um qualquer conteúdo.

estado de espirito:

publicado por Mada às 23:48
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.arquivos

.posts recentes

. Reflexão Final

. Geoparque da Serra da Fr...

. "Riscos na internet" Powe...

. Windows Movie Maker

. Polimeros e Reciclagem - ...

. A Minha Participação em ...

. Projectos nacionais de in...

. Algumas regras para pais,...

. Os inavsores e como prote...

. Segurança e riscos da int...

.pesquisar

 

.arquivos

.subscrever feeds