Domingo, 13 de Abril de 2008

O que serei eu?

Supostamente deveria ser uma "Digital Immigrant", mas na realidade, sinto-me mutio mais uma nativa, se não vejamos:

Tive o meu primeiro computador aos 10 anos, o velhinho Sinclair zx-81, seguido de um Spectrum, ambos funcionavam na TV e com cassetes, onde estavam gravados os jogos, e tinham jogos fantasticos,  mais tarde tive um Amiga, que tinha um sistema operativo em duas diskettes e que falava, algo que eu achava absolutamente fantastico, desde de essa altura ate actualidade, perdi a conta ao numero de computadores que me passaram pelas mãos.

 

De facto só tive o meu primeiro telemovel aos 30 anos, mas isso não impediu que eu pegue um qualquer telemovel e saiba trabalhar com ele e ate consigo ler os sms dos meus alunos...

Consigo estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo, desde estar a ver uma serie na TV, a estar a responder simultâneamente a uma qualquer dificuldade dos meus filhos e ainda a estar a fazer as minhas coisas no computador. Dirão voces, ficam 3 coisas mal feitas, eu respondo, que raramente consigo estar a fazer só uma unica coisa!

 

Já fui acérrima jogadora do o-Game, jogo on-line e em tempo real, e consegui chegar ao top 100, num universo cerca de 10 000 jogadores, tambem ja andei pelos chats e apesar de agora pouco usar, o messenger ja fez parte quase obrigatoria do meu dia-a-dia.

Também estou registada na eBay e faço tudo on-line, desde bancos a encomendas...

Tenho hi5, faz imensos anos que mantenho actualizado...

Alem de que, papel, so quando sou obrigada, escrevo tudo directamente no computador, ate a correcção de testes...

Isto faz de mim uma "Digital Native "?

Ah! Falta-me experimentar a "second life"...


publicado por Mada às 18:18
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De 1965mjgomes1965 a 13 de Abril de 2008 às 23:21
Para mim és claramente uma nativa digital! :)
Pessoalmente penso que temos de ler o conceito de forma abrangente e nesse sentido eu leio o "nativo digital" como alguém que interpreta, absorve, explora autonomamente as tecnologias digitais à medida que vão surgindo. Os nativos digitais "precisam" de estar conectados. Pesquisam, brincam , comunicam, etc. online. Por isso....!
Ao tomarmos consciência de que ser "nativo digital" não é uma questão meramente (nem na essência) cronológica mas fortemente condicionada pelo contexto sócio-económico e sócio-cultural surge uma questão importante... como pode a escola lidar com a diversidade de condições de acesso e de domínio das tecnologias por parte dos seus alunos? Não usamos porque "alguns não têm", ou usamos "porque alguns têm"?

Maria João Gomes


Comentar post

.mais sobre mim

.arquivos

.posts recentes

. Reflexão Final

. Geoparque da Serra da Fr...

. "Riscos na internet" Powe...

. Windows Movie Maker

. Polimeros e Reciclagem - ...

. A Minha Participação em ...

. Projectos nacionais de in...

. Algumas regras para pais,...

. Os inavsores e como prote...

. Segurança e riscos da int...

.pesquisar

 

.arquivos

.subscrever feeds