Domingo, 13 de Abril de 2008

"Nativos Digitais"

É  impossível a qualquer um dos nossos estudantes imaginarem-se sem TV, sem telemóvel , sem computador ou mesmo sem uma consola de jogos. Falam, através de uma linguagem  quase simbólica e têm "formas de pensar" diferentes. São chamados de "digital natives " ou seja, nativos digitais.

Mas será que o facto de terem nascido numa época em que  a tecnologia faz parte seu do dia a dia desde que nasceram, os torna mais ágeis e mais aptos para essa mesma tecnologia?

Da minha experiência, eu quase que me arriscaria a dizer que não, contrariando tudo aquilo que os entendidos na matéria , como Marc Prensky , afirmam. Por exemplo, actualmente os alunos escrevem com alguma facilidade textos no Word , mas quando têm fazer qualquer coisa mais que vá alem do normal, eles não conseguem faze-lo sozinhos, ou ate ,quando se lhe muda o programa, mesmo que tenha os mesmo comandos, eles têm dificuldades para executar a mesma tarefa.

Marc Prensky , afirma que existem dois tipos de pessoas, os "digital natives" que nasceram com tecnologia e os "digital Immigrantes " os que tiveram que aprender  para usar a tecnologia, similar aos nativos de um país e aqueles que imigraram para esse mesmo pais e como tal, tiveram de aprender e apreender todo uma nova língua e realidade.

A grande vantagem destes nativos, é que estão preparados para processar diversa informação ao mesmo tempo.

Mas estará o nosso ensino está preparado essa nova geração, onde estudar e ver TV, ou ouvir musica, é possível e conciliável ? Será que são eles que se têm que sujeitar ás antigas regras, onde uma simples chiclete é algo que provoca distracção? Ou será que os professores, imigrantes digitais, têm que aprender a aceitar esta nova forma de apreender realidade?


publicado por Mada às 17:53
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.arquivos

.posts recentes

. Reflexão Final

. Geoparque da Serra da Fr...

. "Riscos na internet" Powe...

. Windows Movie Maker

. Polimeros e Reciclagem - ...

. A Minha Participação em ...

. Projectos nacionais de in...

. Algumas regras para pais,...

. Os inavsores e como prote...

. Segurança e riscos da int...

.pesquisar

 

.arquivos

.subscrever feeds