Domingo, 6 de Abril de 2008

Os blogues como ferramenta educativa

Não faz muito tempo que a construção de um blog passou a ser visto como uma ferramenta educativa, sendo visto ate então,  de forma ate um pouco contraria, precistindo ainda alguma confusão entre se pode ser considerado um recursos ou uma estratégia pedagógica .

 Quando se fala de recursos, habitualmente referem-se a um espaço de acesso a informação especializada ou um espaço onde um professor disponibiliza informação .

Ja quanto estratégias pedagógicas aparece-nos blogues com a forma de: portefólios digitais, espaços de intercambio e colaboração, espaços de debate (role playing ) e espaços de integração, entre outros. Destes, o portefólio digital é o mais comum, quer ele seja individual quer seja de uma turma, por exemplo.

A criação de um blog permite o desenvolvimento varias competências  que vão muita alem das competências associadas às técnicas de computação ou da web, nomeadamente competências associadas à pesquisa e selecção de informação e à produção de textos escritos.

O facto de permitir uma autoria múltipla , podendo por isso existir vários responsáveis também facilita a dinamização do mesmo, assim como a possibilidade de comentar mensagens já colocadas, as vezes quase on-line, constituindo espaços de comunicação privilegiados .

Em termos de experiencias pessoais, dinamizei o blogue de 2 turmas no ano transacto ( http://o8bcerco.blogspot.com e http://7dcerco.blogspot.com) e devo dizer que as maiores dificuldades com que me confrontei foram por um lado, conseguir que os alunos focalizassem, ou seja, era muito fácil aos alunos "perderem-se"  e paralelamente conseguir que eles resistissem à tentação do copy & paste.

Também aqui, os professores responsáveis têm um papel importante, por um lado devem fazer uma selecção cuidada e criteriosa prévia dos sites que os alunos poderam consultar, assim verificar a credibilidade da informação contida nos mesmos.

Também se pode aparoveitar estes espaços para alertar os miudos dos perigos que podem surgir na internet, assim como promover um espirito critico acerca dos conteudos do mesmos, ou seja, nem tudo que aparece publicado ou escrito na net é verdadeiro.

Por tudo isto é fácil advinhar porque cada vez mais aparecem blogues escolares, sejam eles individuais, de turmas ou mesmo escolas.

 

 


publicado por Mada às 18:13
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.arquivos

.posts recentes

. Reflexão Final

. Geoparque da Serra da Fr...

. "Riscos na internet" Powe...

. Windows Movie Maker

. Polimeros e Reciclagem - ...

. A Minha Participação em ...

. Projectos nacionais de in...

. Algumas regras para pais,...

. Os inavsores e como prote...

. Segurança e riscos da int...

.pesquisar

 

.arquivos

.subscrever feeds