Sexta-feira, 4 de Abril de 2008

O que é um blog?

Desde do aparecimento do primeiro blog até  actualidade, o numero de blogues aumentou exponencialmente, e raro será encontrar um internauta que nunca tenha pelo menos visitado o blog ou "espaço" de alguém . 

 Comentadores políticos, figuras mais ou menos publicas, escolas/instituições a bloguistas completamente anónimos, utilizam esta forma de comunicação para expor os seus estados de espírito, pensamentos, poemas, comentários , duvidas, acontecimentos ou simplesmente uma imagem que encontram e que resolverem partilhar.

 O tipo e o conteúdo de um blog é tão diverso quanto diverso pode ser o pensamento de cada um que o publica ou que o lê. 

 A palavra blog aparece como abreviatura do termo original em inglês weblog , e que na sua acepção mais geral definia uma pagina na web que era passível de ser actualizada frequentemente com a introdução de mensagens, designados por posts , que tanto pode ser texto como imagens, geralmente de pequena dimensão.  

 A ordem com que nos aparece esses posts quando visitamos um blog é naturalmente a cronológica ascendente.

 A proliferação de blogs obrigou a criação de sites especíalizadodesta área . Existem sites que ajudam na  criação e manutenção  de um blog, existem outros que fazem o registo em portais específicos , facilitando assim a busca dos mesmos. Existem, ainda, outros sites que se dedicam a ter "imagens", barras, contadores e tudo mais que se deseje introduzir num blog de forma a tornar o não só mais funcional, mas também mais atraente.

 A fama que cada blog adquire tem muito a ver com a própria visibilidade do mesmo, ou seja, quanto mais visível for o blogue mais conhecido se torna .

 Existe ainda a possibilidade de comentar as diversos post que vão sendo publicados, criando assim uma nova forma de comunicação via web e acabando por atingir muito mais do que a simples publicação.

 Covém lembrar ainda que, na maioria dos casos, a partir do momento que um blog se encontra publicado é impossível ao seu autor impedir a sua consulta, impedindo assim a privacidade ou intimidade do mesmo.

 Os sites mais frequentes ou conhecidos de alojamento de blogs, são blogspot ( http://www.blogspot.com) a nível internacional e a nível nacional destaca-se o blog do sapo ( http://blogs.sapo.pt /), mas há mais, o proprio windows live space   ( http://spaces.live.com/ ) tem um espaço que permite blogar, assim como outros sites do genero


publicado por Mada às 12:40
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.arquivos

.posts recentes

. Reflexão Final

. Geoparque da Serra da Fr...

. "Riscos na internet" Powe...

. Windows Movie Maker

. Polimeros e Reciclagem - ...

. A Minha Participação em ...

. Projectos nacionais de in...

. Algumas regras para pais,...

. Os inavsores e como prote...

. Segurança e riscos da int...

.pesquisar

 

.arquivos

.subscrever feeds